Fundacio Joan Brossa (PDF / EPUB)

Biblioteca de libros gratis en español

Busca tu libro....

Hemos encontrado un total de 40 libros disponibles para descargar
La Fundamentación de la ciencia hermenéutica em Kant

La Fundamentación de la ciencia hermenéutica em Kant

Autor: Ricardo Henrique Carvalho Salgado

Número de Páginas: 118

En esta obra, el Prof. Ricardo Salgado une la hermenéutica filosófica de Gadamer y la hermenéutica científica de Betti, sometiéndolas al criterio y prueba de la filosofía transcendental de Kant. En las palabras del prefactor, Prof. Joaquim Carlos Salgado: "El resultado, y está convencido de eso, es la posibilidad de una ciencia hermenéutica rigurosa, basada en condiciones a priori de las facultades del conocimiento: sensibilidad y entendimiento (pensar)." Es un libro imprescindible para los estudiosos de la ciencia del Derecho.

A fundamentação da ciência hermenêutica em Kant

A fundamentação da ciência hermenêutica em Kant

Autor: Ricardo Henrique Carvalho Salgado

Número de Páginas: 94

Nesta segunda edição, revista e atualizada, o Prof. Ricardo Salgado une a hermenêutica filosófica de Gadamer e a hermenêutica científica de Betti, submetendo-as ao critério e ao teste da filosofia transcendental de Kant. Nas palavras do prefaciador, Prof. Joaquim Carlos Salgado: "O resultado, e está convicto disso, é a possibilidade de uma ciência hermenêutica rigorosa, assentada em condições a priori das faculdades de conhecer: a sensibilidade e o entendimento (o pensar).". É livro imprescindível para os estudiosos da ciência do Direito.

Hermenêutica Filosófica e Aplicação do Direito

Hermenêutica Filosófica e Aplicação do Direito

Autor: Ricardo Henrique Carvalho Salgado

Número de Páginas: 155
Enseñanza aplicada a la filosofia de los valores

Enseñanza aplicada a la filosofia de los valores

Autor: Raphael Silva Rodrigues

Número de Páginas: 136

El trabajo que aquí se presenta expone a los lectores a una variedad de valores que apoyan una educación para luchar contra las brechas en el proceso de aprendizaje. Como verán, se trata de un "curso didáctico" que, a través de una retrospectiva histórica sobre los diferentes conceptos de valores, destaca sus cambios en el tiempo y el espacio, además de sus posibles tendencias en la práctica educativa.

Crítica da faculdade de julgar

Crítica da faculdade de julgar

Autor: Immanuel Kant

Número de Páginas: 487

A faculdade de julgar pode ser considerada ou como mera faculdade de refletir segundo um certo princípio sobre uma dada representação, com vistas a um conceito assim tornado possível, ou como uma faculdade de determinar, através de uma dada representação empírica, um conceito que serve de fundamento. No primeiro caso ela é a faculdade de julgar reflexionante; no segundo, é adeterminante.

La policía comunitaria, un sistema de seguridad pública comunitaria indígena en el Estado de Guerrero

La policía comunitaria, un sistema de seguridad pública comunitaria indígena en el Estado de Guerrero

Autor: Esteban Martínez Sifuentes

Número de Páginas: 96
Kant e o kantismo

Kant e o kantismo

Autor: Vera Cristina De Andrade Bueno , Andréa Faggion , Orlando Bruno Linhares , Juan A. Bonaccini , Valério Rohden , Paulo R. Licht Dos Santos , Heiner Klemme , Aylton Barbieri Durão , Leonel Ribeiro Dos Santos , Daniel Tourinho Peres , Zeljko Loparic , Agostinho F. Meirelles , Aguinaldo Pavão , Ricardo Monteaguado , Gregório Piaia , Arlenice Almeida Da Silva , Vinícius De Figueiredo , Márcio Benchimol , Lúcio Lourenço Prado

Número de Páginas: 402

O problema da liberdade de pensar; a relação da razão, no papel de crític racional, tanto com o poder, qquanto com as representações comuns; o problema dos meios pelos quais se busca uma resposta à questão última do sentido da existÊncia não só da vida humana, mas de todas as formas vivas, que nenhum saber ou crença consegue satisfazer plenamente, são alguns dos conceitos atuais que têm sua fonte em Kant. Esta obra busca preserva a tradição do pensamento crítico desse pensador e permitir revivê-lo nas reflexões filosóficas da atualidae. Os textos que compõem esta coletânea foram apresentados no II Colóquio de História da Filosofia, realizado em agosto de 2006, na Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista, em Marília. A exposição de tais interpretações, dúvidas e críticas demonstra que a filosofia não só representa uma tarefa intelectual, mas também uma garantia de possíveis reformas do pensamento, para melhor entender a razão.

Culturas híbridas

Culturas híbridas

Autor: Néstor García Canclini

Número de Páginas: 522

García-Canclini ha sido uno de los principales antropólogos que ha tratado la posmodernidad y la cultura desde la perspectiva latinoamericana. En las actuales condiciones de globalización, encuentro cada vez mayores razones para emplear los conceptos de mestizaje e hibridación. Pero al intensificarse la interculturalidad migratoria, económica y mediática se ve que no hay solo fusión, cohesión, ósmosis, sino confrontación y diálogo. En este tiempo en que las decepciones de las promesas del universalismo abstracto han conducido a las crispaciones particularistas (Laplantine-Nouss), el pensamiento y las prácticas mestizas son recursos para reconocer lo distinto y elaborar las tensiones de las diferencias. La hibridación, como proceso de intersección y transacciones, es lo que hace posible que la multiculturalidad evite lo que tiene de segregación y pueda convertirse en interculturalidad. Las políticas de hibridación pueden servir para trabajar democráticamente con las divergencias, para que la historia no se reduzca a guerras entre culturas. Podemos elegir vivir en estado de guerra o en estado de hibridación. Es útil que se advierta sobre las versiones demasiado...

Sin imagen

INVESTIGACAO SOBRE A CLAREZA DOS PRINCIPIOS DA

Autor: Immanuel Kant

Número de Páginas: 150

A Investigação sobre a Clareza dos Princípios da Teologia Natural e da Moral foi escrita por Kant em 1763, com a finalidade de responder à pergunta, posta a concurso pela Academia de Ciências da Prússia, sobre a natureza das verdades metafísicas e a sua relação com as verdades matemáticas. Nesta obra, Kant evidencia encontrar-se já na posse de um dos princípios básicos da sua futura filosofia crítica, a saber- a insuficiência dos princípios lógicos para fornecer conhecimentos concretos sobre a natureza dos fenómenos físicos e metafísicos. Nestes últimos, os conceitos dados das coisas constituem o ponto de partida da análise, de modo que as suas determinações intrínsecas se encontram no final, e não no início, do trabalho filosófico. In Editorial

A linguagem em Kant. A linguagem de Kant.

A linguagem em Kant. A linguagem de Kant.

Autor: Monique Hulshof , Ubirajara Rancan De Azevedo Marques

Número de Páginas: 303

Quinze estudiosos da obra do filósofo alemão Immanuel Kant [1724-1804]—7 estrangeiros, 8 brasileiros—debruçam-se no presente livro sobre um duplo tema ainda relativamente pouco debatido no cenário mundial dos estudos kantianos: A Linguagem em Kant. A Linguagem de Kant. Resultado de 6 sessões de exposições e debates ocorridas no âmbito do X Colóquio Kant “Clélia Martins”, em Marília, SP, em setembro de 2017, na Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, o livro ora apresentado ao público, além da evidente importância que tem para os estudiosos da filosofia crítica e da filosofia em geral, contém material de grande interesse para vários outros profissionais, os quais nele encontrarão preciosos subsídios para seus próprios estudos e investigações.

Sin imagen

Passagens

Autor: Ricardo Terra

Número de Páginas: 194

Ao longo de vários ensaios, o autor procura entender as tensões no pensamento kantiano a partir da noção expressa pelo termo 'passagem' (Übergang), recorrente no universo do filósofo alemão. O autor faz ainda uma correlação entre o pensamento kantiano e o de outros grandes filósofos, como Habermas e Foucault.

Fundamentos de Antropologia - Fasciculo 3 - A pessoa

Fundamentos de Antropologia - Fasciculo 3 - A pessoa

Autor: Stork,ricardo Yepes

Número de Páginas: 69

Fascículo 3 de um total de 17. A pessoa

Sin imagen

Filosofia da história

Autor: Immanuel Kant , Cláudio J. A. Rodrigues

Número de Páginas: 120

Estes escritos reúnem a essência do pensamento histórico e político de Kant. Os tópicos abordados são os seguintes - A Liberdade como fundamento do homem; O homem e a História; O Estado e a História; O destino como a realização da liberdade; A cultura e a História; A guerra e moral; A relação entre a felicidade, a moral e a História; A revolução da moral.

Kant e a história a priori da filosofia

Kant e a história a priori da filosofia

Autor: Rodrigo Andia Araújo

Número de Páginas: 308

Fruto de uma pesquisa de doutorado realizada na Universidade de São Paulo defendida no ano de 2018, este trabalho possui um caráter exploratório, mas com um aspecto extrovertido e provocativo, na medida que colocamos em relevo em nossa análise a concepção kantiana de história da filosofia. Esta pesquisa tem por objetivo mostrar que a metodologia empregada pela Crítica da razão pura é um método de natureza transcendental que torna a "história da filosofia" um empreendimento relevante para a reflexão do passado. Porque, partindo-se do princípio a priori da razão que legitima a sua natureza arquitetônica, quando atrelada a ideia de uma legislação que tem por fundamento uma metafísica, a história da filosofia, concebida desse modo, pode ser pensada como uma história filosofante da razão. Nossa justificativa para a comprovação dessa hipótese estará pautada na ideia do tribunal da razão como um método para reflexão de uma metafísica que julga o seu passado em função agora da filosofia transcendental. Pois, nessas circunstâncias, se detivermos nossa atenção para o lugar que ocupa o conceito de reflexão transcendental diante do pressuposto que associa o ...

Fundamentação da Metafísica dos Costumes

Fundamentação da Metafísica dos Costumes

Autor: Immanuel Kant

Número de Páginas: 196

A Fundamentação da Metafísica dos Costumes data de 1785 e antecipa-se à Crítica da Razão Prática (1788), abordando com profundidade o problema do imperativo moral, irredutível a qualquer outro fundamento anterior. Esta reedição conta com uma introdução de Pedro Galvão.

Kant & a Crítica da razão pura

Kant & a Crítica da razão pura

Autor: Vinicius Berlendis De Figueiredo

Número de Páginas: 94

A "Crítica da razão pura", de Kant, é obra central para a filosofia moderna e contemporânea. Retomando o significado da ruptura de Kant com a metafísica dogmática, Vinicius de Figueiredo fornece elementos para se compreender a relevância dessa obra.

Kant e o A Priori

Kant e o A Priori

Autor: Leonel Ribeiro Dos Santos , Robert B. Louden , Ubirajara R. De Azevedo Marques

Número de Páginas: 350

Os ensaios reunidos neste livro abordam o tema do a-priori, tal como ele ocorre no pensamento de Kant. Sendo este reconhecidamente o mais central e o mais óbvio dos temas da filosofia kantiana, ele é também, apesar disso, e talvez precisamente por isso, um dos menos estudados e dos menos compreendidos na sua amplitude e nas suas implicações, pelo que, apesar da muito familiar ocorrência e insistente invocação, ele continua sendo uma das expressões mais problemáticas e ambíguas do vocabulário kantiano.

Crítica de la Razón Pura

Crítica de la Razón Pura

Autor: Immanuel Kant

Número de Páginas: 194

Se trata de una indagaci�n trascendental (acerca de las condiciones epist�micas del conocer humano) cuyo objetivo central es lograr una respuesta definitiva sobre si la metaf�sica puede ser considerada una ciencia, as� como fundamentar la validez tanto de la experiencia ordinaria como de las ciencias matem�ticas y f�sicas.

Hermeneutica Analogica Y Hermeneutica Debil

Hermeneutica Analogica Y Hermeneutica Debil

Autor: Mauricio Beuchot , Vattimo, Gianni , Ambrosio Velasco Gómez

Número de Páginas: 68
Fundamentos de Antropologia - Fasciculo 5 - A ciencia; os valores e a verdade

Fundamentos de Antropologia - Fasciculo 5 - A ciencia; os valores e a verdade

Autor: Stork,ricardo Yepes

Número de Páginas: 58

Fascículo 5 de um total de 17. A ciência; os valores e a verdade

Temas semânticos em Kant

Temas semânticos em Kant

Autor: Agostinho De Freitas Meirelles , Aguinaldo Pavão , Alexandre Hahn , Andrea Faggion , Claudio Sipert , Daniel Omar Perez , Fábio César Scherer , Joãosinho Beckenkamp , Marco Antonio Franciotti , Marco Alberto De Oliveira , Orlando Bruno Linhares , Sílvio Mota Pinto , Sônia Barreto , Zeljko Loparic

Número de Páginas: 296

Os textos aqui reunidos têm em comum o programa de uma leitura semântica da filosofia kantiana, proposto originalmente e em boa parte também executado por Zeljko Loparic, sob cuja influência ou orientação direta se encontram os diversos autores, de tal forma que acabou se constituindo uma verdadeira escola de estudos kantianos no Brasil.

Producir para Vivir

Producir para Vivir

Autor: Boaventura De Sousa Santos

Reconocido especialista transdisciplinario en derecho, economía y sociología, Boaventura de Sousa Santos compiló en este libro una docena de ensayos, surgidos del proyecto Reinventar la emancipación social. Hacia nuevos manifiestos, que analizan, a partir de estudios de caso, la viabilidad de diversas propuestas de economía solidaria popular que tienen por objetivo hacer frente a la globalización neoliberal y a los efectos sociales y ecológicos negativos del capitalismo industrial.

Hermenéutica en acción

Hermenéutica en acción

Autor: Juan Manuel Cuartas Restrepo

Número de Páginas: 142

El volumen Hermenéutica en acción ha sido preparado en el marco de las tareas que el grupo de investigación "Hermes", de la Universidad del Valle, se ha propuesto de cara a la indagación, discusión y exposición de asuntos relacionados con la hermenéutica. De ninguna manera podríamos afirmar que estamos ante una disciplina incipiente en Colombia o en Latinoamérica; la hermenéutica no responde exclusivamente a los dictados teóricos, sino que juega en la práctica el papel nada sencillo de buscar interpretar de manera correcta la verdad que se construye en los textos, las vivencias y las épocas. En este sentido, la hermenéutica reclama indagación rigurosa, pues su compromiso con la interpretación le da un lugar en la sociedad y la cultura tan decisivo como el de los hechos mismos. El volumen Hermenéutica en acción ha contado con colaboraciones importantes de los profesores Jean Grodin, de la Universidad de Montreal, Nacho Duque García, de la Universidad de Zaragoza, Nelson Jair Cuchumbé, de la Pontificia Universidad Javeriana, de Cali; las demás colaboraciones pertenecen a miembros del grupo de investigación "Hermes". Las temáticas abordadas señalan una...

Últimos libros y autores

Libros reeditados